Thursday, March 27, 2008

Fotos e Photoshop

Sempre recebo e-mails ou as pessoas deixam recadinhos aqui no blog, me perguntando o que faço com as minhas fotos pra ficarem com cores tão vibrantes.
Nunca fiz curso de fotografia, nem de photoshop então de longe eu sou a pessoa menos indicada pra ensinar alguma coisa pra vocês, só vou falar o que eu faço nas minhas, ok?
A gente sabe o quanto é difícil tirar foto dos nossos layout, né? Conseguir a luz certa pra não distorcer todas as cores, posicionar direitinho pra não ficar torta, enfim... Todas as fotos das minhas páginas o Ricardo que tira. Ele tem toda uma "técnica" de colocar um fundo branco embaixo, virar a luz não sei pra onde, desligar o flash... As fotos costumam sair bem boas, mas mesmo assim gosto de dar uma "puxada" no preto e no branco pra tirar aquela aparência de foto que eu acho meio "lavada" e ficar mais parecida com o que é de verdade.

Pra isso eu:
1- Abro a foto no photoshop
2- Clico em Image / Adjustments / Levels
3- Clico no conta-gotas preto (set black point)
4- E clico num ponto preto da imagem
5- Se necessário, faço a mesma coisa com o branco
6- Fecho a janela e salvo a imagem


Outra coisa que faço também é:
1- Abro a foto no photoshop
2- Clico em Image / Adjustments / Levels
3- Quando precisa, acerto o gráfico usando as setinhas da esquerda e da direita (encosto as duas nas extremidades do gráfico, onde ele começa. Mas nem sempre é necessário fazer isso, porque as vezes quando você abre essa tela elas já estão no lugar certo)
4- Abro Windows / Layers
5- Duplico o layer
6- Seleciono screen e ajusto no opacity a porcentagem que eu quero
7- Clico em Image / Flatten Image
8- Duplico o layer novamente
9- Seleciono overlay e ajusto no opacity a porcentagem que eu quero de novo
10- Clico em Image / Flatten Image
11- Salvo a imagem


Os resultados são bem diferentes, né? Cada foto funciona de uma maneira, as vezes eu uso esses dois passos, as vezes um só é suficiente, tudo depende do bom senso e de como você gosta da foto.

Nessa foto eu usei os dois:


Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido explicar de um jeito fácil de entender, já que essa não é a minha praia :)

20 comments:

Silvinha said...

Nossa! Eu amei suas dicas!!!!!!!!!! Não tenho Photoshop e nem sei como usar!!!! Mas com PAP assim fica tudo mais fácil!!!!!!!!!!!!!!!! Obrigada pelas dicas, Vivi! Suas fotos são mesmo lindas e mega coloridas!!!!!!!!!!!!!!!! Bjs!!!!!!!..............
tá chegando, hein?!!!!!!!!!!!!

Edys Gonçalves said...

É muito legal ter esses recursos à mão. As fotos nem sempre saem boas!!

BJinhus

patri oliveira said...

Eu tb mexo em todas as minhas fotos. Agora estou sem o photoshop... T"o sentindo saudades dele!!!
Lindas suas p[aginas. Adorei!

Bjusssss

Dany Peres said...

Sinceramente? Suas páginas são tão lindas que nem precisam de Photoshop...Quero fzr uma aula sua...Qdo vai ter aula da Vivi Amaral em SP, pelo amor de Deus? Bjbjbj

Ana said...

Vc me ensinou aquela vez e eu adorei o resultado!
Bj!

Bá Reis said...

Vivi, como você é generosa! Por isso Esses nossos maridos participantes!!!
Beijos

Cris Lopes said...

É verdade, Vivi. Suas fotos são tão cheias de vida! Esse seu retoque, mais colorido, dá uma outra cara!
Bjs

Carmem Lucia Calvo said...

Vivi, obrigada pela dica!!!!!!!As fotos sempre ficam piores que ao vivo, mas nas suas parece que dá até para pegar a página!!!
Bjs

Dri Santos said...

obrigada... adorei as dicas, vou tentar e qualquer hora eu digo se consegui....

e cadê a Si Alem que não veio reclamar ainda que não entendeu??? rsrsrs

Bj,
dri

Adliz Jamile said...

Ai Vivi... Vc sabe que sempre que olhava as suas fotos eu me perguntava isso??? Mas pensava que era segredinho e fiquei com vergonha de perguntar, rs!!!
Agora que li, AMEI... Super simples e dá um resultado MUITO significante!!!
Com certeza farei em minha próxima foto... Thanks!!!
Beijocas, Adliz!

said...

Entrei nesse samba de melhorar a imagem para postar no blog e coloquei me dica no bloguete, passa lá hein, fiz a sua e gostei muito tbm.
Saudades
Beijos

Roberta Lucena said...

ADorei suas dicas!!!! Amiga de scrapbooking sempre tem dicas legais....
Beijo grande

Sil said...

Oi amor obrigado pelo comentário,amei....
Sabe uma coisa que eu gosto mt no photosho é trabalar com curvas principalmente para ajustar brancos...eu amo as cores das tuas páginas tudo de mega bom gosto!
Querida quero aproveitar para te perguntar se vc tem o livro da Adrienne Looman,ou se vai chegar...quero muito um!....depois dá uma olhadinha no meu blog a tatuagem que o Marcio está fazendo usando como inspiração os doodles dos papéis da Jú Tonim....aliás eu acho que este livro vai servir pra ele também rs....bjinhos

Queli Rueda said...

Querida, amei!!!
testei e deu super certo, vou usar sempre...hahah
Super obrigada pelas dicas>
Bjs, saudades

Débora Prass said...

Que legal, Vivi, vou tentar com certeza! Já coloquei as fotos da nossa aula no blog, passa lá! Que pena que tive que sair ontem, queria ter ficado lá conversando mais com vocês! Beijos, e até a próxima!

Anonymous said...

Vivi, por que vc nao aproveita e pede pro Ricardo ensinar a genre atirar foto das nossas paginas? Juro, as minhas saem TERRIVEIS!!!!lUANA SARAIVA

Michele said...

Oi...Vivi
tem um presentinho p/ vc lá no meu blog
Mil Bjks Mi.

said...

Passando para te deixar um beijo

Isabella Da Cás said...

Eu fui uma dessas que ficou te pertubando para saber como vc faz, né?!!
Adorei as Dicas!!!Brigada Vi!!!

Sei que vc já ganhou mas não podia deixar de dar...tem selinho pra vc lá no meu blog!!!

Bjus

Anonymous said...

Afff amiga será que agora consigo???? Agora me matei de rir lendo suas explicações e lembrando da Si Alem, será que ela consegue??
Bjs